Pestana Rio Atlântica, uma experiência única no Rio de Janeiro

Acomodação é um quesito muito importante para qualquer viajante, se ele (a) tiver alguma deficiência ou mobilidade reduzida passa a ser ainda mais fundamental. Afinal, ninguém quer perder a autonomia que possui, principalmente durante uma viagem.

E eu não poderia começar as minhas recomendações com uma escolha melhor que o Pestana Rio Atlântica. A Rede Pestana dispensa apresentações, não é mesmo?

Minha experiência sempre foi muito positiva. Quando noivamos em São Paulo, estávamos hospedados no Pestana Jardins e ao retornarmos ao hotel havia no nosso quarto uma surpresa superbacana projetada pelo gerente da unidade: uma carta nos parabenizando, acompanhada de frutas e uma sobremesa bem romantiquinha.

Mas vamos ao que importa! Por que eu amei esse hotel 4 estrelas localizado na cidade maravilhosa? E por que eu o recomendo?

Só o fato do Pestana estar situado na famosa praia de Copacabana, com vista espetacular e localização excelente já lhe garante bons pontos. Ganhamos a estadia de presente para relaxar um final de semana e aproveitar para começarmos a desbravar os hotéis na cidade maravilhosa. Sei que parece um pouco sem sentido frequentar hotéis na cidade onde você mora, mas é uma experiência interessante a de ser turista na cidade que lhe adotou.

Logo após a reserva, entramos em contato com o hotel para avisarmos que precisaríamos de um quarto acessível, algo que sempre fazemos em qualquer viagem. Fomos rapidamente atendidos e em poucos minutos conseguimos ajustar a nossa reserva.

A chegada

A entrada do hotel é agradável, ampla e acessível, dispondo de uma vaga especial próxima. Outra opção é usar o estacionamento do hotel que conta com o serviço de manobrista.

A vista mar da entrada já nos põe no clima da cidade maravilhosa, além de estarmos a poucos minutos dos pontos turísticos como o Corcovado, Pão de Açúcar, Lagoa, Jardim Botânico, Ipanema, Leblon.

Para o check-in, um ponto de melhoria comum na maioria dos hotéis: o balcão de atendimento não tem altura adequada, mas a simpatia e disponibilidade dos funcionários facilita qualquer possível dificuldade.

O hotel

O Pestana oferece 1 restaurante no local, de culinária Portuguesa, chamado Cais da Ribeira, acessível na parte interna, mas com um pequeno batente, caso deseje desfrutar da área externa.

Com uma vista de tirar o fôlego, o Deck Bar é o point do hotel, fazendo uma mistura gostosa entre hóspedes e quem está em busca de apenas desfrutar uma bela vista e drinks bem preparados, à noite torna-se uma excelente opção na Praia de Copacabana.

IMG_5307
Descrição da imagem para cego ver: Amanda está sentada em um sofá com os pés em sua cadeira de rodas enquanto segura um drink e olha para o horizonte. Ao fundo, uma divisória transparente permite mostrar a praia de Copacabana

O hotel também conta com academia, sauna e serviços de massagem (custo adicional). Todos os espaços comuns são acessíveis mas caso deseje relaxar na hidromassagem que fica próxima à piscina há alguns poucos degraus para o acesso.

IMG_5511
Descrição da imagem para cego ver: Amanda está sentada na beira da piscina, com os pés dentro da água, de biquíni, enquanto olha para o horizonte com um leve sorriso

O quarto

Nossa maior decepção foi quando chegamos ao nosso quarto. Criamos a grande expectativa de que o quarto acessível seria realmente acessível e esteticamente tão agradável quanto os outros ambientes que havíamos conhecido. Mas, para nossa surpresa, eu não conseguia sequer abrir o frigobar devido ao espaço pequeno, nem a minha cadeira de rodas cabia na pequena varanda do quarto. Ou seja, nada de vista parcial do mar para pessoas com dificuldade de locomoção. Já o banheiro do quarto era completamente branco e nele parecia que eu estava me preparando para algum procedimento cirúrgico. Sério, administradores da rede hoteleira, os banheiros precisam ser funcionais e acessíveis, mas a experiência do hóspede tem um grande peso sobre o quão agradáveis os espaços são. Então, nada de remeter a espaços hospitalares ou afins.

Tivemos uma noite divertida e agradável curtindo o som do DJ no Deck Bar. Após nosso retorno ao quarto, meu noivo, como excelente hóspede e observador, fez uma lista de pontos de melhorias para tornar o quarto verdadeiramente acessível.

Na manhã seguinte, procuramos o gerente do hotel e o chamamos para um bate-papo no nosso quarto, com o intuito de contribuir para que os próximos hóspedes tivessem uma experiência mais agradável do que a nossa. Ele, extremamente atento e atencioso às nossas observações, tomou nota das nossas sugestões e foi além: buscou um quarto superior, mais amplo e confortável, e pediu que avaliássemos a possibilidade de concluirmos a nossa estadia naquela unidade.

IMG_5650
Descrição da imagem para cego ver: os pés de Amanda estão brincando na água dentro de uma banheira e à frente está a cama do quarto e a varanda com vista mar.

Esta é a lição para quem realmente quer estar preparado para atender bem seus clientes: seja verdadeiro e busque soluções. O gerente do Pestana foi além, preocupando-se em nos proporcionar uma estadia acima das nossas expectativas. Eles não estavam completamente adequados mas houve o respeito ao cliente e a compreensão de nós sempre preferimos as informações honestas. É muito melhor quando o profissional diz a verdade e procura soluções do que quando se esquiva com desculpas, causando decepção e aborrecimento.

IMG_5448
Descrição da imagem para cego ver: Amanda está deitada na cama usando óculos escuros e próxima ao livro “O Poder da Influência”. Ao fundo, sua cadeira de rodas próxima à varanda com vista mar.

Um obrigada especial ao staff do hotel que são extremamente educados, preparados e solícitos. Eles fizeram o nosso final de semana ser ainda mais especial.

Período da estadia: Segunda quinzena de agosto de 2017

IMG_5561
Descrição da imagem para cego ver: Sol nascendo na praia de Copacabana em foto tirada da varanda do quarto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Publicado por por Amanda Brito

Administradora e Especialista em Gestão Empresarial e em Educação, atua há mais de dez anos conduzindo processos de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano, além de já ter coordenado grupos de trabalho sobre Equidade em ambientes corporativos. Apaixonada por transformação de pessoas, possui formação em Coaching Executivo e Life Coaching, em curso credenciado pelo ICF, e em Practitioner em PNL. Também ministra palestras e tem experiência facilitando processos em Grupos. Baiana radicada no Rio, e viajante nas horas vagas, seus pés não sabem andar nem ficar quietos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: