Do que as crianças com deficiência mais precisam?

Errou feio quem pensou que a minha resposta seria compaixão. Esse sentimento pode ter toda a boa intenção do mundo, mas também pode estigmatizar e desvalorizar a pessoa à sua frente. Além disso, a criança e sua família passam por uma infinidade de situações estressantes que serão mais fáceis de serem administradas se identificarem ao seu redor um bom apoio social, no qual se sintam envolvidos e compreendidos.

Tenho recordações de noites difíceis da minha infância, mas não é o aspecto da dor que fala mais alto nessas lembranças, e sim a rede de amor liderada por minha mãe. Foi recebendo os estímulos adequados que pude criar estratégias para protagonizar a minha vida. Minha família, assumindo o diagnóstico, entregou-se à minha criação com toda a força e esperança. Seja como for, esse é um diagnóstico duro, complicado e que causa um grande impacto emocional. Este é um momento fundamental para o enfrentamento posterior, por isso a informação deve ser precisa, concisa e transmitida com delicadeza e compreensão.

A forma de lidar com o diagnóstico será a base para levar a situação com o máximo de naturalidade possível, como um problema de desenvolvimento e médico que pode ser tratado com os profissionais adequados e junto às pessoas que a amam. Ou seja, sessões de reabilitação, possibilitar um bom espaço para a criança e um projeto baseado no carinho, é o que criança com deficiência realmente necessita.

Este ambiente de confiança vai preparar a criança para lidar com diversas situações nos ambientes em que estará inserida. Infelizmente, ainda é muito frequente olhares compassivos e alguns comentários que são extremamente prejudiciais: “Que pena que você é assim”, “Coitada, isso é tão injusto” ou “Bem, Deus sabe porque faz essas coisas”. A ignorância de certo tipo de gente deve chegar a machucá-las.

As crianças com deficiência certamente precisam do que qualquer pessoa pode oferecer: naturalidade, carinho e compreensão.

Publicado por por Amanda Brito

Administradora e Especialista em Gestão Empresarial e em Educação, atua há mais de dez anos conduzindo processos de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano, além de já ter coordenado grupos de trabalho sobre Equidade em ambientes corporativos. Apaixonada por transformação de pessoas, possui formação em Coaching Executivo e Life Coaching, em curso credenciado pelo ICF, e em Practitioner em PNL. Também ministra palestras e tem experiência facilitando processos em Grupos. Baiana radicada no Rio, e viajante nas horas vagas, seus pés não sabem andar nem ficar quietos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: