Liderança em tempos de crise

Pense em alguém que você conhece que está atuando com liderança durante essa pandemia. Agora, avalie o porquê você a escolheu. Não sei em quem você pensou nem o motivo pelo qual você elegeu esta pessoa, mas é inegável que em situações extremas surgem possibilidades extraordinárias para quem lidera transformações. 

Mas de qual tipo de liderança estamos falando?

Para responder a essa pergunta, lançamos luz ao contexto atual e fica fácil perceber que as situações de alto estresse fazem com o que melhor de nós se manifeste. E o pior também. O que nos leva a uma reflexão muito séria sobre quais valores queremos que prevaleçam no mundo.

Ao mesmo tempo, estamos tendo uma oportunidade que poucas gerações tiveram: a oportunidade de decidir que mundo queremos. E ajudar a construí-lo. Seja na nossa casa, na nossa rua, bairro, nos negócios ou na política.

O momento pede ação. Começar a fazer alguma coisa. Não importa que seja pequena, diante de tantos desafios grandiosos. Mas começar a fazer. E para isso é necessário que possamos assumir a capacidade de sermos líderes de nós mesmos.

O caos pode nos paralisar, mas também pode nos mover. E a liderança está relacionada a ir para a ação. Uma ação tendo o valor da solidariedade como norteador. Tornar o poder um instrumento para a busca do bem comum. De fato e não de discurso.

É preciso ser estratégico para buscar resultados efetivos. Não ficar na manifestação de intenções.

Mais do que fazer discursos, dar o exemplo pessoal.

Agora, um tiro de canhão não vai funcionar. Precisamos ser assertivos. Se conseguirmos esta mudança em nós mesmos, seremos líderes muitos melhores em todos os campos de nossa atuação.

 

Publicado por por Amanda Brito

Administradora e Especialista em Gestão Empresarial e em Educação, atua há mais de dez anos conduzindo processos de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano, além de já ter coordenado grupos de trabalho sobre Equidade em ambientes corporativos. Apaixonada por transformação de pessoas, possui formação em Coaching Executivo e Life Coaching, em curso credenciado pelo ICF, e em Practitioner em PNL. Também ministra palestras e tem experiência facilitando processos em Grupos. Baiana radicada no Rio, e viajante nas horas vagas, seus pés não sabem andar nem ficar quietos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: