Três meses de pandemia. Além do cuidado com a saúde, naturalmente há preocupação com o futuro. Ainda não sabemos quais serão os impactos na economia em médio prazo.
Um dos resultados previstos é que muitos profissionais capacitados entrarão em transição de carreira, por sua própria escolha ou não. É claro que agora a principal preocupação de todos deve ser cuidar da saúde. Mas, ainda que essa não seja sua prioridade, deixar para pensar no que será da sua carreira quando a quarentena acabar pode trazer consequências evitáveis.
Então, o que podemos fazer durante essa quarentena para mitigar os riscos do pós-pandemia? Afinal, assim como todas as outras, essa crise também vai passar. E aqueles que se prepararem para enfrentá-la estarão à frente dos demais. Não estamos defendendo uma busca desenfreada por produtividade, mas, respeitando o seu ritmo e acolhendo seus sentimentos, utilizar ferramentas de capacitação profissional para evitar preocupações futuras e com um plano de ação para agir de forma coordenada.
E para atravessar por este momento complicado, de dúvidas e incertezas no mercado de trabalho, o investimento em ações de aprendizagem que auxiliem a construção de objetivos bem estruturados e um plano de carreira sólido e coerente com suas competências farão toda diferença.
A pergunta é: o quanto você tem investido em seu autodesenvolvimento durante esse período?