Quem ainda acredita que Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são apenas um modismo, certamente está colocando em risco a sua organização.
Isso porque a diversidade pode ajudar a fortalecer as organizações, como os estudos já mostraram repetidamente.
Empresas que são diversas, equitativas e inclusivas são mais capazes de responder a desafios, conquistar os melhores talentos e atender às necessidades de diferentes bases de clientes. Com a gestão estratégica da DEI, as empresas estão considerando como apoiar melhor os funcionários, através de iniciativas estratégicas, reais e sustentáveis.
Mas, há diferenças entre diversidade, equidade e inclusão?
Diversidade, Equidade e Inclusão são frequentemente agrupadas porque estão interconectadas e é apenas em combinação que seu verdadeiro impacto emerge. Algumas organizações incluem conceitos relacionados, como pertencimento, em suas estratégias de DEI. Mas, todos esses termos também são facilmente incompreendidos. É importante entender os significados e implicações individuais de cada um destes termos:
- Diversidade é a qualidade do que é diferente e refere-se a quem é representado na força de trabalho. Alguns exemplos de diversidade nos locais de trabalho incluem:
- Diversidade de gênero: compõe a composição de homens, mulheres e pessoas não binárias em uma determinada população?
- Diversidade etária: as pessoas estão em um grupo de principalmente uma geração, ou há uma mistura de idades?
- Diversidade étnico-racial: as pessoas de um grupo compartilham tradições nacionais ou culturais comuns ou representam origens diferentes?
- Diversidade de corpos e neurodiversidade: as perspectivas das pessoas com deficiência, aparentes ou não, são contabilizadas?
- Equidade diz respeito a capacidade de tratar os iguais de forma igual e os desiguais na promoção da sua desigualdade. Ou seja, refere-se a um tratamento justo para todas as pessoas, para que as normas, práticas e políticas em vigor garantam que a identidade não seja preditiva de oportunidades ou resultados no local de trabalho. A equidade difere da igualdade de uma forma sutil, mas importante. Embora a igualdade assuma que todas as pessoas devem ser tratadas da mesma forma, a equidade leva em consideração as circunstâncias únicas de uma pessoa, ajustando o tratamento de acordo para que o resultado final seja igual.
- Inclusão refere-se a como a força de trabalho experimenta o local de trabalho e o grau em que as organizações abraçam todos os funcionários e permitem que eles façam contribuições significativas. As empresas que se esforçam para recrutar uma força de trabalho diversificada também devem se esforçar para desenvolver uma cultura suficientemente inclusiva, de modo que todos os funcionários sintam que suas vozes serão ouvidas.
De forma objetiva, Diversidade é quando você pode sentar na mesa, Inclusão quando você pode falar e Equidade quando você é ouvido!
Quer saber mais sobre essa temática? O Instituto AB pode te ajudar! Escreve para gente no contato@institutoab.com !