Não há inclusão com disparidade salarial

Um Programa de Diversidade e Inclusão é pouco efetivo se não consegue criar condições para a eliminação da disparidade salarial para trabalho de igual valor. Neste contexto, é responsabilidade de todos os executivos a elaboração e execução de ações de inclusão que garantam que todas as pessoas sejam remuneradas de forma justa, considerando a intersecção de diversos marcadores sociais como gênero raça e etnia, orientação sexual, deficiência, gerações e quaisquer outras características que compõem a individualidade das pessoas. 

É importante considerar que o caminho a ser percorrido ainda é longo pois, enquanto o empoderamento de gênero no local de trabalho se expande, o crescimento da remuneração ainda é tímido. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a disparidade salarial foi de 14% entre homens e mulheres em 2021, concluindo-se que apenas o crescimento econômico não é suficiente para construir a paridade de gênero. Somado a isso, as mulheres com deficiência enfrentam experiências únicas de discriminação e exclusão tanto pela deficiência quanto pelo gênero. 

Outros marcadores sociais, como status socioeconômico – especialmente pobreza, raça, etnia, idioma, religião, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, geografia e idade, podem se sobrepor e, assim, agravar a exclusão, discriminação e opressão. As iniciativas que se concentram em motivos distintos e separados de discriminação não levam em conta essas experiências. Pelo contrário, ações e políticas bem elaboradas podem garantir igual proteção às mulheres, inclusive contra a violência de gênero, e contribuir para sua inclusão socioeconômica.

Quando as leis e políticas não compreendem a realidade das mulheres com deficiência, ou atravessadas por outros marcadores sociais, elas perpetuam situações de exclusão socioeconômica e violência de gênero.

Quer saber mais como desenvolver as competências necessárias para promover ações de inclusão estratégicas, reais e sustentáveis? Escreve para gente no contato@institutoab.com !

Publicado por por Amanda Brito

Administradora e Especialista em Gestão Empresarial e em Educação, atua há mais de dez anos conduzindo processos de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano, além de já ter coordenado grupos de trabalho sobre Equidade em ambientes corporativos. Apaixonada por transformação de pessoas, possui formação em Coaching Executivo e Life Coaching, em curso credenciado pelo ICF, e em Practitioner em PNL. Também ministra palestras e tem experiência facilitando processos em Grupos. Baiana radicada no Rio, e viajante nas horas vagas, seus pés não sabem andar nem ficar quietos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: