Afinal, há diferença entre Diversidade, Equidade e Inclusão?

Quem ainda acredita que Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são apenas um modismo, certamente está colocando em risco a sua organização. 

Isso porque a diversidade pode ajudar a fortalecer as organizações, como os estudos já mostraram repetidamente. 

Empresas que são diversas, equitativas e inclusivas são mais capazes de responder a desafios, conquistar os melhores talentos e atender às necessidades de diferentes bases de clientes. Com a gestão estratégica da DEI, as empresas estão considerando como apoiar melhor os funcionários, através de iniciativas estratégicas, reais e sustentáveis.

Mas, há diferenças entre diversidade, equidade e inclusão?

Continuar lendo “Afinal, há diferença entre Diversidade, Equidade e Inclusão?”

Como construir e capacitar uma força de trabalho diversificada

Pesquisas mostram que as organizações que investem em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são mais bem-sucedidas em atrair e reter talentos, tomar decisões de alta qualidade e buscar inovações bem-sucedidas. Mas o valor da diversidade só é totalmente capturado quando uma organização é equitativa e inclusiva – quando processos, políticas, líderes e colegas promovem um ambiente acolhedor e justo para todos – garantindo que nenhuma oportunidade, talento ou potencial seja perdido.

Continuar lendo “Como construir e capacitar uma força de trabalho diversificada”

Diversidade e Aprendizagem: como ir além da história de superação? 

Qual a sua expectativa quando desenha ações de capacitação com foco em Diversidade e Inclusão? Deseja contar histórias inspiradoras para seu time? Mas, será que isso é o suficiente para promover a transformação necessária para a organização?

De uma forma objetiva, podemos afirmar: não.

Continuar lendo “Diversidade e Aprendizagem: como ir além da história de superação? “

Conteúdo Raro: Conheça a Consultoria Inclusiva que já impactou mais de 5 mil profissionais

As empresas inclusivas buscam profissionais que se enquadrem nos critérios profissionais, independente de suas limitações. Que tal elevar a voz dos profissionais raros que buscam uma oportunidade? Na newsletter “Conteúdo Raro”, você encontrará informações, histórias raras, dicas de empresas inclusivas, Ong’s e especialistas em Doenças Raras. Para acompanhar a série, clique no botão “Assinar”, ali no topo, à direita. E não se esqueça de deixar seus comentários no fim do artigo!

A exclusão de pessoas com deficiências do mercado de trabalho e da educação pode representar uma perda de cerca de 3% a 7% do PIB de um país, segundo relatório do Banco Mundial.

Continuar lendo “Conteúdo Raro: Conheça a Consultoria Inclusiva que já impactou mais de 5 mil profissionais”

Inclusão produtiva: como ir além da cota? 

Conheça práticas que podem melhorar a jornada dos colaboradores e ajudar equipes diversas a prosperarem. 

Embora muitas organizações já adotem programas para impulsionar a diversidade e inclusão como fatores estratégicos para inovação, mitigar os riscos de discriminação e promover a equidade, a ausência de um ambiente de confiança, um dos pilares da inclusão produtiva, ainda contribui de uma forma significativa para que os colaboradores se sintam desestimulados a compartilharem experiências e estejam engajados nessa jornada.

Com a ausência desse ambiente de confiança, a segurança psicológica, ou seja, a crença de que os colaboradores podem assumir riscos e se colocarem em uma situação de vulnerabilidade, fica comprometida e a inclusão continua sendo encarada apenas como o cumprimento de uma questão legal.

Então, como “virar essa chave”?

Continuar lendo “Inclusão produtiva: como ir além da cota? “

Quer descobrir como transformar propósito em práticas de ESG?

Saiba como líderes podem se concentrar no que é mais importante para suas organizações.

Como estabelecer iniciativas estratégicas relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança (ESG) a partir do propósito da organização representa um desafio crítico tanto para os conselhos quanto para as equipes executivas.

Continuar lendo “Quer descobrir como transformar propósito em práticas de ESG?”

Dicas para entrevistar candidatos com deficiência

Entrevistar profissionais com deficiência é uma das etapas do recrutamento e seleção que mais geram dúvidas nos times responsáveis pelo processo. Grande parte destas dúvidas surgem da ausência de capacitação para construir e executar processos seletivos inclusivos. 

Então, como podemos promover entrevistas que criem um ambiente de confiança, estejam atentas aos detalhes e sejam capazes de avaliar a adequação do perfil da pessoa à vaga para além da deficiência?

Continuar lendo “Dicas para entrevistar candidatos com deficiência”

Como o RH pode ser estratégico na inclusão de profissionais com deficiência?

Saiba como o RH pode migrar de uma atuação operacional para estratégica no processo de inclusão de profissionais com deficiência!

Continuar lendo “Como o RH pode ser estratégico na inclusão de profissionais com deficiência?”

Saiba como avaliar a necessidade de implantação de um programa de inclusão

Sua empresa ainda não decidiu se deve implantar um programa de inclusão de profissionais com deficiência? Então, confere essas dicas!

Continuar lendo “Saiba como avaliar a necessidade de implantação de um programa de inclusão”