Uma série de fatores estão contribuindo que cada vez mais empresas estabeleçam metas relacionadas à ampliação da diversidade no seu quadro de colaboradores e colaboradoras: mulheres para a liderança, profissionais negros, pessoas com deficiência, profissionais LGBTQIAP+, entre outros grupos atravessados por outros marcadores sociais. Se a diversidade deve estar na agenda como um fator estratégico para as organizações, logo, nada mais lógico do que definir para aonde queremos chegar, medir e gerenciar tais avanços. Afinal, como é comum ouvir dentro das organizações: o que não se mede, não se gerencia.
Continuar lendo “Diversidade: quem procura, acha”Dia das mães é todo dia. Será?
Maio é marcado por comemorações, homenagens, muitas propagandas e há quem diga que “Diga das mães é todo dia”. Infelizmente, as estatísticas mostram o oposto.
Continuar lendo “Dia das mães é todo dia. Será?”1º de maio e os trabalhadores com deficiência: o que comemorar?
Se o Dia do Trabalhador é um momento de conscientização sobre a importância da garantia de direitos, também é mais do que oportuno avaliar os desafios diários que o trabalhador com deficiência enfrenta e o quanto ainda estamos distantes de promover a verdadeira inclusão produtiva de profissionais com deficiência, como as estatísticas evidenciam.
Continuar lendo “1º de maio e os trabalhadores com deficiência: o que comemorar?”15 razões para sua empresa investir em Diversidade, Equidade & Inclusão
É muito comum que organizações que ainda não iniciaram a Jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão se questionem se “Diversidade dá resultado”.
Continuar lendo “15 razões para sua empresa investir em Diversidade, Equidade & Inclusão”Não há inclusão com disparidade salarial
Um Programa de Diversidade e Inclusão é pouco efetivo se não consegue criar condições para a eliminação da disparidade salarial para trabalho de igual valor. Neste contexto, é responsabilidade de todos os executivos a elaboração e execução de ações de inclusão que garantam que todas as pessoas sejam remuneradas de forma justa, considerando a intersecção de diversos marcadores sociais como gênero raça e etnia, orientação sexual, deficiência, gerações e quaisquer outras características que compõem a individualidade das pessoas.
Continuar lendo “Não há inclusão com disparidade salarial”Mulheres com deficiência e a sua dupla vulnerabilidade
Quando gênero e deficiência interagem, a discriminação se multiplica. As mulheres com deficiência experimentam formas multifacetadas de discriminação e atitudes estereotipadas negativas em todos os aspectos da vida.
Continuar lendo “Mulheres com deficiência e a sua dupla vulnerabilidade”8 de março: onde estão as mulheres com deficiência?
Estamos no mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher e a melhor forma de celebrar é garantindo a execução de ações de inclusão que promovem a equidade de gênero.
Globalmente, precisaremos de 132 anos para fechar a lacuna de gênero na economia, na política, na educação, como ilustram os dados do Fórum Econômico Mundial. Além disso, as mulheres ocupam apenas 19,7% dos assentos dos conselhos das companhias em todo o mundo, revela o estudo Women in the boardroom: A global perspective, da Deloitte Global e do The 30% Club.
E dentro deste contexto, onde estão as mulheres com deficiência?
Continuar lendo “8 de março: onde estão as mulheres com deficiência?”Por que a liderança inclusiva promove a inovação e pertencimento?
A pandemia de COVID-19 acelerou a necessidade do desenvolvimento de competências para o exercício da liderança inclusiva. Mas, não foi apenas a crise sanitária, com implicações econômicas e sociais, que potencializou esse processo de transformação. A gestão adequada de times diversos é uma necessidade central para as organizações em contexto que envolve novos desafios e oportunidades e os líderes são aceleradores desse processo de transformação.
Continuar lendo “Por que a liderança inclusiva promove a inovação e pertencimento?”Liderança inclusiva: como desenvolver as seis competências?
Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são uma potência de transformação das organizações em um contexto onde cada vez mais consumidores se conectam a esses valores. Somado a isso, é em empresas com esse compromisso que muitos talentos escolhem trabalhar.
Por isso, preparar líderes para o exercício da liderança inclusiva é uma condição indispensável para avançar de maneira estratégica, real e sustentável. A liderança inclusiva é aquela que estimula o desenvolvimento de times diversos, com pessoas de diferentes contextos, habilidades, ideias, costumes, visões de mundo e valores pessoais. Times plurais com perspectivas diversas potencializam a criatividade, a geração de ideias inovadoras, a rentabilidade do negócio e a conexão com o conceito do Environmental, Social and Governance (ESG).
Continuar lendo “Liderança inclusiva: como desenvolver as seis competências?”Afinal, há diferença entre Diversidade, Equidade e Inclusão?
Quem ainda acredita que Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são apenas um modismo, certamente está colocando em risco a sua organização.
Isso porque a diversidade pode ajudar a fortalecer as organizações, como os estudos já mostraram repetidamente.
Empresas que são diversas, equitativas e inclusivas são mais capazes de responder a desafios, conquistar os melhores talentos e atender às necessidades de diferentes bases de clientes. Com a gestão estratégica da DEI, as empresas estão considerando como apoiar melhor os funcionários, através de iniciativas estratégicas, reais e sustentáveis.
Mas, há diferenças entre diversidade, equidade e inclusão?
Continuar lendo “Afinal, há diferença entre Diversidade, Equidade e Inclusão?”